Senhor Krishna- Personificação do amor (parte 2)

Assim vai a estória do Srimad Bhagavatam.

A partir da leitura do Srimad Bhagavatam parece que os tempos do Senhor foram repletos de diversão, brincadeiras, felicidade, amor e devoção. Mas, junto com isso, houve muito vairagya (desapaixonamento) também.

Se você deseja entender o desapaixonamento, você deve consultar o Srimad Bhagavatam.

Portanto, o Srimad Bhagavatam é uma confluência muito rara e extraordinária de Vairagya (desapaixonamento) e Anuraga (amor); conhecimento e devoção, mesmo parecendo ser tão contraditórios um com o outro.

Então, o Senhor Krishna era o centro de atração. Mas junto com Krishna estava o Senhor Balarama (irmão mais velho de Krishna) e ele representava grande força e poder. As pessoas costumam ter mais medo de uma grande força. Geralmente, onde existe atração e amor, a pessoa também experimenta fraqueza ou desamparo. Apesar de o amor ser a força maior, ele pode fazer a pessoa se sentir muito frágil. E se alguém vê apenas essa vulnerabilidade que vem do amor, acaba fugindo disso. E ele se transforma em ódio.

Desta forma, o Senhor Krishna é o centro de atração e a fonte de amor, enquanto o Senhor Balarama representa a dignidade e a força. Ambos sempre seguem de mãos dadas.

Mas também, o Senhor Krishna não poderia viver sem Radha. É por isso que eu falei que existe fraqueza no amor também.

Radha é uma Shakti, Radha não era uma pessoa. Ela representa a força de Krishna, a força do amor. E Balarama representa o poder que anda com Krishna onde quer que ele vá.

É dito ‘Nirbal ke Balaram’. Assim como o Senhor Rama oferece abrigo para os fracos e desamparados, o mesmo se aplica ao Senhor Balarama, que significa a força do Senhor Krishna e está sempre ao seu lado.

Onde existir amor, existirá anseio. Onde existir anseio, certamente existirá amor. Ambos seguem juntos. Existe anseio porque existe amor. Da mesma forma, o amor traz consigo uma grande força também – Balarama.

O Senhor Balarama rodeou a Terra várias vezes e se conectou com cada parte da Terra. Mas Krishna apenas ficou onde estava e sorriu, e toda a Terra girou ao seu redor.

É preciso fazer esforços para alcançar alguma força, mas por amor não é preciso ir a lugar algum ou fazer coisa alguma. Você pode estar imerso em amor onde quer que você esteja.

Balarama significa esforço e trabalho duro, enquanto Krishna simboliza descanso profundo. E nesse descanso profundo o amor surge em você.

O amor não pode ser encontrado pelo esforço, mas por fazer nada. Mas a força só vem pelo esforço e pelo empenho firme. Sentar ocioso sem fazer nada não te trará muita força.

Para alcançar aptidão ou excelência em qualquer área, você terá que trabalhar duro e se empenhar muito. Se você quiser tocar cítara você terá que praticar duas horas por dia rigorosamente. Se você quer tocar flauta, então você também tem que praticar. Você tem que se exercitar regularmente pra deixar seu corpo forte. Então você tem que fazer esforços para alcançar a força.

Até para receber conhecimento a pessoa tem que fazer esforço. Mas por amor, você não precisa fazer qualquer esforço. Você só precisa relaxar e repousar no ser.

Senhor Krishna disse, ‘Dharmaviruddho Bhuteshu Kamo’smi Bharatarshabha'.

Os desejos que surgem em você, saiba que eles também são eu (inspirados por mim), desde que eles não se oponham ou destruam o Dharma (conduta justa). Qualquer ação ou desejo que se oponha ao Dharma não sou eu. Isso é um tanto surpreendente se você age de acordo com o Dharma e age conforme seu Svadharma (as responsabilidades de cada um prescritas nas escrituras), então todos os seus desejos honrados que surgem em você nasceram de mim (Krishna). Eu sou a fonte de todos os desejos que surgem em você que vêm de uma intenção justa.

Isso é tão surpreendente e único.

Ele diz, ‘Eu sou a força do forte; Eu também sou a beleza de todos que você vê como bonitos. Toda e qualquer boa qualidade que você vê em outra pessoa vem apenas de mim.’

Por que ele está falando isso? Por causa da tendência da mente de correr para onde quer que ache beleza. Se houver grande riqueza ou grande força em alguém, a mente corre pra lá. Então para juntar a mente e trazê-la de volta para o Ser, Krishna fala para Arjuna, ‘Veja somente eu em tudo que você vê. Qualquer grandeza que você vê em qualquer lugar ou em qualquer um, é devido a mim, eu sou o poder por trás de tudo e eu estou bem aqui.’

Para recuperar e juntar a mente que oscila e divaga aqui e ali e trazer seu foco de volta em Atma (alma), que é a fonte de toda a força, Yogeshwara (Senhor Krishna) dá esse Vibhuti (segredo milagroso) para alcançar a perfeição (siddhi).

Krishna costumava reverenciar Devi (Mãe Divina). Isso é mencionado no Durga Saptashati (uma série de 700 versos em louvor a Mãe Divina do Markandeya Purana). Quantos já ouviram falar nisso?

‘Roopam Dehi Jayam Dehi Yasho Dehi Dvisho Jahi’. Esses versos vêm do Argala Stotram no Durga Saptashati e se torna kavach (armadura ou escudo) para aquele que os recita.

É dito, ‘Krishnena Samstutay Devee Shashvad Bhaktyaa tathaambikay, Roopam Dehi Jayam Dehi Yasho Dehi Dvisho Jahi.’ Que significa, ‘Ó Devi (Mãe Divina) que é reverenciada com devoção eterna pelo Senhor Krishna, abençoe-nos com beleza (Roopam), vitória (Jayam), glória (Yasham) e destrua todo desejo e ignorância (Dvisha) em nós.’

Essa é a oração. Ela está nos três versos do Kavach Argala Keelakam.

Se você reparar, é na verdade Devi que resgata Krishna. Devi também nasceu no dia de Ashtami para Yashoda. E exatamente no mesmo dia foi trazida para Mathura. Kansa tentou botar as mãos nela e matá-la, mas ela escapou de suas mãos.

Aqui, Kansa simboliza Ahankaar (ego), Krishna simboliza Ananda (bem-aventurança) e Devi ou Durga simboliza Aadhyashakti (energia primordial dentro de nós ou Consciência).

O ego não consegue agarrar a Consciência ou energia primordial (Devi) nem Ananda (bem-aventurança, que é Krishna).

Então a Consciência Divina (Devi) fez a profecia que aquele que está destinado a destruir o ego (Kansa) é bem-aventurança (Krishna) e ele já tinha nascido.

Quando a vida se torna cheia de Ananda (bem-aventurança), então o ego desaparece. Quando alguém sente bem-aventurança, não há ego. Mas enquanto o ego permanecer a pessoa continua sofrendo e fica infeliz. Elas ficam tristes por isso ou aquilo ou culpam um ou outro. Mesmo assim o ego não consegue destruir a Consciência porque a Consciência é eterna.

Nada pode destruir ou diminuir o poder da Consciência. Ele é constante e eterno. Aqueles que sabem física devem saber muito bem isso, que a energia nunca pode ser criada ou destruída. Qualquer esforço para criar ou destruir essa energia primordial falhará.

Repare, se você olhar para a superfície, isso parece apenas uma estória. Mas se você olhar mais fundo, você encontrará um conhecimento tão incrível escondido dentro dele.

Krishna nasceu em uma prisão. Quando ele nasceu todos os guardas que estavam tomando conta caíram no sono. Quem são os guardas? Eles simbolizam nossos sentidos – quando nossos sentidos, que estão sempre focados no lado de fora, conseguem repousar, é aí que você consegue ir para dentro e então você consegue vivenciar a bem-aventurança que brota de dentro de você.

Então continue contemplando e analisando essas estórias e você descobrirá que ambos, conhecimento incrível e amor, tornam-se disponíveis em você.

Krishna diz, ‘Você não pode se livrar dos seus próprios pecados. Eu vou te libertar dos seus pecados.’

Tudo que uma pessoa faz – jejuar, visitar lugares de reverências, sentir culpa etc., tudo isso que ela faz pra se ver livre dos pecados.

Então Krishna diz, ‘Aham tvam sarva-papebhyo mokshayishyami ma suchah’.

Ele diz, ‘Você terá que fazer apenas uma coisa. Você tem que entregar tudo pra mim, e buscar refúgio em mim’.

Ele diz, ‘Venha e busque refúgio em mim’, essa é sua primeira condição. E depois ele diz, ‘Eu vou te libertar de todos os seus pecados. Esse é o meu trabalho.’

Portanto, o seu único trabalho é ir para a proteção dele e buscar refúgio nele, e ele irá te libertar de todos os seus pecados. Com isso ele diz tudo. Isso completa tudo.

Eu acho que todos nós devemos fazer as palavras de Krishna disponíveis em todo lugar. Nós não fazemos isso, mas em vez disso ficamos ouvindo muitas outras coisas ao nosso redor. Especialmente essas palavras, ‘Venha e se entregue a mim e busque refúgio em mim. Eu vou absolvê-lo de todos os seus pecados.’

Isso por si só vai frear toda a conversão religiosa que está acontecendo em nosso país.

Krishna disse exatamente isso.

<< Senhor Krishna - Personificação do amor 

                                                                                                 Significado de peregrinação>>